Miscelânia

Qual a relação entre HPV e doença cardiovascular?

Escrito por Humberto Graner

Esta publicação também está disponível em: Português

Estudos têm sugerido uma possível relação entre o vírus do papiloma humano (HPV) e doença cardiovascular, especialmente em mulheres. A infecção por HPV é conhecida principalmente por seu papel no desenvolvimento de neoplasias genitais, como o câncer cervical, mas pesquisas recentes começaram a explorar seu potencial impacto em outras condições de saúde, incluindo doenças cardiovasculares.

Um novo estudo evidenciou ainda mais a relação entre a infecção pelo Papilomavírus Humano de Alto Risco e a mortalidade por doenças cardiovasculares (DCV) em mulheres coreanas.

Como foi feito o estudo?

O estudo acompanhou 163.250 mulheres coreanas, livres de DCV no início, por até 17 anos após realizarem o rastreamento de HPV, usando análises de regressão de risco proporcional de Cox para estimar a mortalidade por DCV.

Quais os principais Resultados?

Mulheres com HPV tiveram taxas de mortalidade por DCV significativamente mais altas em comparação com aquelas sem infecção, com um risco particularmente aumentado de ASCVD e IHD.

Durante 1.380.953 pessoas-ano de acompanhamento, ocorreram 134 mortes por DCV, com uma taxa de mortalidade de 9,1 por 105 pessoas-ano para mulheres com HPV(-) e 14,9 por 105 pessoas-ano para HPV(+). Após ajuste para fatores de risco tradicionais e outros fatores de confusão, observou-se:

  • HR 3,91 (IC95% 1,85-8,26) para doença aterosclerótica do coração,
  • HR 3,74 (IC95% 1,53-9,14) para doença isquêmica do coração (DIC), e
  • HR 5,86 (IC95% 0,86-40,11) para mortalidade por AVC

A associação entre infecção por HPV e mortalidade por doença aterosclerótica do coração foi mais forte em mulheres com obesidade do que naquelas sem obesidade (P para interação = 0,006).

Na Prática!

Este estudo sublinha a importância de considerar a infecção por HPV como um fator de risco adicional para mortalidade por CVD, particularmente em indivíduos obesos. A especificidade da população estudada (mulheres coreanas jovens e de meia-idade com baixo risco de mortalidade por CVD) pode limitar a generalização dos resultados para outras populações.

Como se explicaria esta correlação entre HPV e doença cardiovascular?

A relação entre HPV e doença cardiovascular pode ser explicada por vários mecanismos potenciais. A infecção por HPV pode induzir um estado inflamatório crônico, o qual é um fator de risco conhecido para o desenvolvimento de aterosclerose, uma condição subjacente a muitas doenças cardiovasculares. Além disso, há evidências de que o vírus possa causar disfunção endotelial, contribuindo ainda mais com a doença ateroclerótica.

Referência:

Cheong HS, Chang Y, Kim Y, Kwon MJ, Cho Y, Kim B, Joo EJ, Bae YH, Kim C, Ryu S. Human papillomavirus infection and cardiovascular mortality: a cohort study. Eur Heart J. 2024 Feb 7:ehae020. doi: 10.1093/eurheartj/ehae020.

Banner Atheneu

Banner Atheneu

Banner Atheneu

Banner ECG

Deixe um comentário

Sobre o autor

Humberto Graner

Co-Editor do site Cardiopapers
Especialista em Cardiologia e Medicina Intensiva
Professor das Faculdades de Medicina da UFG e UniEvangélica (Goiás)
Doutor em Ciências pelo InCor-HCFMUSP
Fellowship em Coronariopatias Agudas pelo InCor-HCFMUSP
Coordenador do Pronto Atendimento do Hospital Israelita Albert Einstein - Unidade Goiânia (GO)
Pesquisador da ARO (Academic Research Organization) - Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo (SP)

Deixe um comentário

Seja parceiro do Cardiopapers. Conheça os pacotes de anúncios e divulgações em nosso MídiaKit.

Anunciar no site